Paróquia

Paróquia Santíssima Trindade

08h

10h
17h
19h
18h30
- Folga do Pároco (Pe. substituto) - Terço todos os dias, 18h - Grupo de Oração na Igreja após a celebração
18h30
- Terço todos os dias 18h
18h30
- Terço todos os dias 18h
18h30
- Terço todos os dias 18h- Após a celebração Terço dos Homens.
18h30
- Terço todos os dias 18h
18h

Comunidade Nossa Senhora Aparecida

Sábado
17h
Você está em:

Ser Igreja Viva, membro do Corpo de Cristo, é ser Cristão atuante, participativo, engajado com os trabalhos da paróquia.

Há várias formas de participar, basta encontrar a que mais encaixa ao seu carisma. É necessário colocar em prática a Palavra de Deus.

Aqui você encontra um breve histórico de cada uma das pastorais atuantes na Paróquia Santíssima Trindade.


Pastoral da Comunicação (PASCOM)

É responsável por contribuir para o bom relacionamento entre as pastorais e os paroquianos e melhorar a circulação de informações e divulgação de ações na paróquia. Iniciou em 2015 se encontra em processo de  estruturação.


Pastoral da Catequese:

Batismo – O Batismo acontece geralmente no primeiro sábado do mês, às 10h. A Pastoral do Batismo é formada por seis senhoras, que se encontram uma vez por mês.

Primeira Eucaristia – A primeira Eucaristia é um dos sacramentos da Igreja e a catequese é um serviço de fé prestado em favor dos que optam por seguir Jesus Cristo. Tem início com crianças a partir de sete anos. A preparação tem duração de dois anos em encontros semanais, sempre às terças-feiras, às 8h30 e 16h. A celebração da primeira Eucaristia é realizada normalmente a partir do terceiro domingo do mês de novembro até o último domingo do ano litúrgico.

Crisma – A Crisma é o sacramento que demonstra o amadurecimento da fé em Cristo. Em Nossa comunidade é coordenada por jovens desde 1994, como uma maneira de adequar a linguagem e a vivência própria dos jovens. Idade mínima para participar é 15 anos e os interessados podem procurar a secretaria paroquial no início do ano. A preparação tem duração de um ano, uma vez por semana, nas terças-feiras das 19h às 21h, e eventos nos finais de semana, com um retiro ao ano. A Pastoral da Crisma possui também preparação para adulto.


Pastoral do Dízimo:

A pastoral do Dízimo está fundamentada na bíblia e é Social e missionária. Objetiva  conscientizar os paroquianos da importância da participação de cada um como dizimistas. As ofertas se destinam à manutenção do centro paroquial, realização de obras complementares, emergências comunitárias, sustentação do plano pastoral da igreja e outras realizações de caráter social e cristão.

Secretaria dominical: Atividade de secretaria que acontece antes e depois de todas as missas dominicais dos finais de semana. Recebe os pagamentos de carnê de Dízimo e do Pequeno Cristo, marca intenções para as missas e orienta sobe as diversas atividades da Paróquia.


Pastoral Litúrgica:

Responsável por organizar com competência e criatividade toda a ação Litúrgica que acontece na comunidade, preparando pessoas, dividindo tarefas, e conduzindo a comunidade a uma forte experiência com Deus.

Ministério Extraordinário da Comunhão Eucarística (MECE) – Neste ano de 2017, temos 48 ministros que auxiliam o padre no serviço do altar. O grupo de ministro leva comunhão em casa para os que não podem comparecer à celebração, como enfermos e idosos.

As reuniões acontecem mensalmente, nas 2ª terças-feiras do mês, 19h30, na sala do pároco, 2º andar. Grupo mais ampliado, incluindo ministério de música.

Equipe de Leitores – Escala mensal para as missas, confirmação de horários e disponibilidades de leitores. As reuniões acontecem, antes dos tempos litúrgicos, quaresma, semana Santa, semana da Padroeira, advento, Natal ou quando necessário.

Acólitos ou Coroinhas – A equipe de acólitos existe desde 1986 e é responsável pela formação dos coroinhas que ajudam e participam da celebração eucarística. Além da participação ativa na igreja, são realizadas atividades culturais e sociais para as crianças se conhecerem.

Crianças e adolescentes da comunidade a partir de 7 anos.

Ministério de Música – Sem coordenação atual.  Acontece com escala de grupos voluntários semanais, conforme o tempo disponível de cada grupo.

Segunda-feira – João Ribas – iniciou em 2015/2016.

Terça-feira – Coral Clave de Sol-Senhoras.

Quarta-feira – Manuela e Vérita (iniciantes).

Quinta-feira – Coral do Serrano (nas primeiras quintas-feiras do mês), iniciou em com Pe. José Roberto em 2015.

Sexta-feira – Marcelo – iniciou em 2016.

Sábado – Escala alternada com os casais: Aurélio e Telinha / Wilson e Alessandra.

Domingo – Escala nas quatro missas

8h – Alternado: Denes Sales (canta em eventos e casamentos) e João Ribas.

10h – Coral da Santíssima Trindade – Fundado em 1988. Canta em casamentos, concertos e festa solenes da paróquia.

17h – Grupo Clave de Sol (senhoras)

19h – Sementes da Trindade – Grupo de Jovem – desde 2007, responsável pela animação de celebração litúrgica, retiros e promoção de eventos de formação religiosa e oração. Tem como objetivo evangelização através da música. Apoiado pelo Pe. Nivaldo, que investiu no grupo reformulando os equipamentos de som da Igreja adquiriu bateria e piano eletrônico.  Atualmente 25 integrantes: vozes, violão, flauta, bateria, contra baixo, teclado, guitarra elétrica e percussão. (Pastoral da Juventude).


Pastoral da Escuta

Serviço de acolhida das pessoas para auxiliá-las quando possível, com sigilo absoluto, atende a pessoas que querem desabafar. Iniciou em 2016. Equipe de dois voluntários, que fazem plantão às segundas e sextas-feiras. Agendar na secretaria paroquial.


Pastoral Social:

 

Grupo de Senhoras – 44 anos na Paróquia. Formado por voluntárias da comunidade com disponibilidade para produzirem trabalhos manuais (costura, bordados e outros) com objetivo de arrecadar recursos financeiros  para as obras sociais paroquiais, chegando a participar 80 senhoras.

Realizavam eventos, chás da tarde, tarde de sorteio de brindes, bazar e outros.

Contribuíam com 2 mil peças e 100 kits de enxovais para recém-nascidos (Odete Valadares), cestas de Natal e  compra de cobertores para as famílias assistidas dos Vicentinos.  Muitas vezes ajudava na manutenção e obra da igreja. A partir de 2013, o grupo começou a diminuir seus integrantes, chegando a 2017 com 20 participantes.

As reuniões acontecem às segundas feiras, no salão paroquial térreo, das 14h às 16h.

O Bazar acontece normalmente no segundo sábado de novembro, no salão paroquial.

Vicentinos (Sociedade São Vicente de Paula) – Grupo Universal originado na França em 1833. Destina-se à prática da caridade Cristã, assistindo famílias nas comunidades carentes, levando alimento e a palavra de Deus. Promove, ainda, ações e campanha sociais regularmente. Na Paróquia Santíssima Trindade existe três conferências que auxiliam no morro do cascalho e vila São Jorge: São Jerônimo, São Francisco Regis e São João da Cruz (vicentinos Jovens). As reuniões acontecem todas as segundas-feiras, das 19h30 às 21h, no 1º andar, e dos jovens aos domingos pela manhã, na sala dos Vicentinos.

Associação do Pequeno Cristo – A Casa do Pequeno Cristo é uma instituição social sem fins lucrativos, que acolhe 80 crianças e adolescentes, a partir dos seis anos de idade, do Morro das Pedras. Tem como objetivo promover e instruir estes jovens carentes, através de acompanhamento pedagógico, oficinas de cultura, espiritualidade e trabalhos manuais. Foi fundada em 1992, por iniciativa da Paróquia Santíssima Trindade em união com as Irmãs Concepcionistas do Ensino do Colégio Regina Pacis e paroquianos da igreja Nossa Senhora do Pilar.

Neste ano de 2017, a casa está sendo reestruturada, buscando aumentar a arrecadação e diminuir as despesas para equilibrar sua manutenção.

Aos poucos vão crescendo as contribuições para a construção da nova sede.

Consultório Odontológico – Atendimento de segunda a sexta. Agendamento no consultório, no 1º andar, ou tel. 3334-1188, ramal 31. Profissionais voluntários com escala. Cirurgião, prótese e clínico geral. Atendimento exclusivamente pessoas carentes da comunidade ou comunidade Nossa Senhora Aparecida.

Atendimento Psicológico – Terças, quartas e quintas. Agendamento no tel. 3334-1188, ramal 31. Sala de atendimento do 1º andar da paróquia. Exclusivamente para pessoas carentes da comunidade.

Ronda Noturna – Fundada em 2010 pelo jovem Danilinho Maia. Grupo de setenta jovens que saem pelas ruas, após 20h, distribuindo roupas, alimentos, e palavra fraterna, cortando cabelos, fazendo barbas dos moradores de rua, viciados. Os encontros acontecem quinzenalmente, às segundas-feiras. (Pastoral da Juventude).


Encontro de Adolescente com Cristo (EAC)

Movimento criado pelo padre Afonso Pastore para adolescentes a partir de 15 anos. É o ponto de partida para a formação de uma comunidade de adolescentes voltada para o exercício de uma vida cristã. A espiritualidade do Encontro é baseada nos seguintes princípios: doação, pobreza, simplicidade, alegria e oração. Na paróquia Santíssima Trindade, iniciou em 2016. O evento acontece uma vez ao ano, no final do primeiro semestre.

Encontro acolhe 80 jovens e outros jovens participam no dia do evento. Tem uma dupla como coordenador geral e um grupo de cinco pessoas conhecida como G5. Presença de casais do ECC para apoiar  nas equipes. O Pároco é o coordenador espiritual, orientando e presença constante no evento. Termina com missa de encerramento. (Pastoral da Juventude).


Encontro de Jovens com Cristo (EJC)

Movimento da igreja católica criado pelo padre Afonso Pastore para jovens a partir de 18 anos. É o ponto de partida para a formação de uma comunidade de jovens voltada para o exercício de uma vida cristã. A espiritualidade do Encontro é baseada nos seguintes princípios: doação,  pobreza, simplicidade, alegria e oração. Na paróquia Santíssima Trindade, iniciou em 2009. Acontece uma vez ao ano, primeiro semestre, geralmente em abril.

Encontro acolhe 70 jovens e outros jovens participam no dia do evento. Tem uma dupla como coordenador geral e um grupo de cinco pessoas conhecida como G5. O Pároco é o coordenador espiritual, orientando e presença constante no evento. Termina com missa de encerramento. (Pastoral da Juventude).


Encontro de Casais com Cristo (ECC)

Reativado em 2003 por Nelson e Jussara com o apoio do padre Nivaldo. Acontece uma vez por ano, no primeiro semestre, normalmente abril/maio. Encontro com 30 casais. Tem um casal como coordenador geral e um grupo de cinco pessoas conhecida como G5. Movimento da igreja católica criado pelo padre Afonso Pastore, em favor da evangelização das famílias. Procura construir o reino de Deus a partir da família e da comunidade Paroquial, mostrando caminhos para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo.

Baseada nos princípios de doação, pobreza, simplicidade, alegria e oração.

Acontece 1 vez por ano, no primeiro semestre, normalmente abril/maio. Encontro com 30 casais. Tem um casal como coordenador geral e um grupo de cinco pessoas conhecida como G5.

O pároco é o coordenador espiritual, presença constante no evento. Termina com missa de encerramento.


Encontro de Noivos

É um encontro de reflexão e diálogo para os casais que pretendem se unir no sacramento do matrimônio, através de palestras e dinâmicas relativas ao tema.

Desde 2011, organizado pelos casais do encontro de casais (ECC), sob a supervisão direta do pároco. Acontece duas vezes por ano, uma no primeiro semestre e outro no segundo semestre.


Encontro da Terceira Idade (Grupo da serenidade)

Atividades que visam a melhorar a qualidade de vida dos paroquianos  da terceira idade oferecendo ingredientes para um envelhecimento com mais dignidade e diversão, como viagens, serestas, passeios, danças etc. As reuniões são realizadas nas 1ª e 3ª segunda-feira  de cada mês, às 16h, no salão paroquial.


Movimentos de Espiritualidades

Grupo de Oração (Renovação Carismática) – Iluminados pelo Divino Espírito Santo, com amor e coragem, busca levar o testemunho, de cristo através da oração. Encontram todas as segundas-feiras. Um grupo, das 16h às 17h, no primeiro andar do centro Paroquial. Outro grupo, das 19h30 às 21h na igreja.

Apostolado da oração – Movimento fundado pelos Jesuítas dedicados à oração ao Sagrado Coração de Jesus. Fazem oferecimento do dia, visitas aos doentes e adoração ao Santíssimo Sacramento. Iniciou em junho de 1981. Formada por integrantes do grupo da terceira idade. Reunião toda 1ª sexta-feira do mês, 17h, seguida da Adoração do Santíssimo. Aos sábados , o ofício de Nossa Senhora.

Legião de Maria – Fundada em 1981.É um movimento de leigos que colaboram na missão evangelizadora da igreja aliando o trabalho social com a oração. Realizam visitas a domicílio, hospitais, creches, asilos e as pessoas marginalizadas da sociedade, com o intuito de promoção da espiritualidade.  Realizam dois eventos anuais: o terço na Praça com a coroação da virgem Maria em maio e o Sarau em setembro, às 15h, no salão paroquial. Todas as últimas quartas-feiras do mês reza-se o terço na Praça. As reuniões são realizadas, quartas-feiras, às 15h, no 1º andar do centro Paroquial.

Missionárias da Mãe Rainha – Grupo que age em duas vertentes: a missionária e a pastoral. A missionária tem como propósito levara imagem da Mãe Rainha às famílias, enfermos, e crianças como forma de evangelizar, levar esperança e fé aos cristãos. A pastoral propõe trabalhar seguindo os princípios do fundador padre José Kentenich:  trabalhar em comunidade. Todo dia 18 de cada mês, missa com renovação da Aliança do Amor.

Terço dos Homens – Tem objetivo de reunir jovens e adultos que queiram, juntos, expressar sua fé através da oração do terço e devoção a Maria, Mãe de Jesus. Reza-se o terço todas quinta-feiras após a missa, às 19h30, na igreja.

Terço da Misericórdia – Encontros todas as quintas-feiras, às 15h, na capela.

Oração centrante – Encontros todas asterças-feiras, das 19h30 às 20h30.

Focolares – Movimento de Oração. Encontro todas as segundas, às 15h, no 1º andar do Centro Paroquial,  e todas as primeiras segundas-feiras do mês, às 16h, no quarto andar.

Equipe de Nossa Senhora – mensal, às terças, 20h, na igreja.


Comunidade Nossa Senhora Aparecida

Comunidade Eclesial, localizada no Morro do Cascalho, nascida a partir de um projeto pastoral da Paróquia Santíssima Trindade iniciada em 2008, e consolidada em 2011. Legitimação de uma comunidade eminentemente católica onde acontecem atualmente celebrações dominicais, CPC, MECE, Festa da Padroeira em outubro, representação teatral da Paixão de Cristo, catequese, reza do terço, grupo de oração (jovens sarados), Oficina de Oração, dentre outras atividades.