Paróquia

Paróquia Santíssima Trindade

18h30
- Folga do Pároco (Celebração da Palavra) - Terço todos os dias, 18h - Grupo de Oração na Igreja após a celebração
18h30
- Terço todos os dias 18h- Após a celebração Terço dos Homens.

Comunidade Nossa Senhora Aparecida

Você está em:

ASSOCIAÇÃO DO PEQUENO CRISTO

Fundada em 1992, é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, que tem como finalidade: acolher, amparar, educar e instruir a criança e o adolescente, sem qualquer forma de discriminação, nos direitos fundamentais da pessoa, seja ela de natureza social ou cultural, ou que se fundamente no sexo, raça, cor, condição social ou cultural, língua ou religião.

Para alcançar suas finalidades, a Associação do Pequeno Cristo tem como atividade principal, oferecer serviços sócio assistenciais de proteção social e, como secundária, de orientar as crianças, adolescentes, adultos e seus familiares, tendo por missão institucional a promoção da cidadania, da fraternidade e da solidariedade.

É representada, legalmente, pelo pároco da paróquia Santíssima Trindade, cujo cargo é nato. Sede provisória: Av. Silva Lobo 2415, bairro Nova Granada, Belo Horizonte, CEP: 30.431-191

CASA DO PEQUENO CRISTO

Para cumprir os seus objetivos, no seu mesmo endereço, a Associação mantém a Casa do Pequeno Cristo, que materializa um dos objetivos específicos da Pastoral Social da Paróquia da Santíssima Trindade, voltado à integração dos leigos residentes em espaço geoeconômico menos favorecido, infundindo-lhes a consciência de comunidade ativa em Igreja Viva, numa experiência real de presença participante, concretizada por gestos de solidariedade e de fraternidade.

A Diretoria da Casa é composta por voluntários comprometidos com os objetivos da Associação.

Finalidade – Apoiar a Paróquia Santíssima Trindade no projeto pastoral de apoio às comunidades carentes, buscando alternativas viáveis para uma melhor qualidade de vida dos seus moradores.

Objetivos:

• Promover a socialização e desenvolvimento de habilidades e competências, estimulando a autonomia de modo que a criança o adolescente, o adulto e familiares tenham melhor qualidade de vida.
  • Orientar a criança o adolescente, o adulto e familiares assistidos, de acordo com os princípios morais e espirituais da Igreja Católica Apostólica Romana.
  • Instruir e apoiar pedagogicamente na sua formação humana, intelectual, moral e espiritual a criança o adolescente o adulto e familiares.
  • Atender ao desenvolvimento afetivo, social, físico, intelectual e artístico da criança, do adolescente, do adulto e familiares assistidos.
  • Criar condições para que os assistidos sejam encaminhados à integração no mercado de trabalho, observando, principalmente, o disposto nos artigos 7º, XXXIII e 227, § 3º da Constituição Federal, bem como o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90).
  • Encaminhar os assistidos, quando for o caso, às redes socioassistenciais.

Atualmente, a Casa do Pequeno Cristo acolhe 80 crianças e adolescentes dos 6 aos 14 anos, adultos e familiares.

Os seus recursos financeiros são próprios e têm como fonte doações recebidas: dos associados por meio de carnês, dos doadores anônimos por meio de depósitos bancários, dos doadores esporádicos, de bazares realizados com produtos recebidos em doação, e de eventos sociais promovidos pela Paróquia.

Contatos:

Telefones: (31) 3371.3423 – 3334.1188
E-mail: contato@casadopequenocristo.com.br

Grupo de Senhoras

Há 44 anos na Paróquia, é formado por voluntárias da comunidade com disponibilidade para produzir trabalhos manuais (costura, bordados e outros) com objetivo de arrecadar recursos financeiros para as obras sociais paroquiais. Realizam eventos, chás da tarde, tarde de sorteio de brindes, bazar e outros. Contribuem com peças e kits de enxovais para recém nascidos (Odete Valadares), cestas de natal e compra de cobertores para as famílias assistidas dos Vicentinos. Muitas vezes ajudam na manutenção e obra da igreja. As reuniões acontecem às segundas feiras, no salão Paroquial térreo, das 14h às 16. O Bazar acontece normalmente no segundo sábado de novembro, no salão Paroquial.

Vicentinos – (Sociedade São Vicente de Paula)

Grupo Universal originado na França em 1833. Destina-se à prática da caridade cristã, assistindo famílias nas comunidades carentes, levando alimento e a palavra de Deus. Promove, ainda, ações e campanha sociais regularmente. Na Paróquia Santíssima Trindade existem três conferências que auxiliam no morro do cascalho e vila São Jorge: São Jerônimo, São Francisco Regis e São João da Cruz (vicentinos Jovens). As reuniões acontecem todas assegundas feiras, das 19h30 às 21h, no 1º andar e dos jovens aos domingos pela manhã, na sala dos vicentinos.

Consultório Odontológico

Atendimento de segunda a sexta. Agendamento no consultório, no 1º andar ou tel. 3334-1188, ramal 31. Profissionais voluntários com escala. Cirurgião, prótese e clínico geral. Atendimento exclusivamente de pessoas carentes da comunidade ou comunidade Nossa Senhora Aparecida.

Atendimento Psicológico

Terças, quartas e quintas. Agendamento no tel. 3334-1188, ramal 31. Atendimento no 1º andar da paróquia, exclusivamente para pessoas carentes da comunidade.

Ronda Noturna

Fundada em 2010 pelo jovem Danilinho Maia. Grupo de setenta jovens que saem pelas ruas, após 20h, distribuindo roupas, alimentos, e palavra fraterna, cortando cabelos, fazendo a barba dos moradores de rua, viciados. Os encontros acontecem quinzenalmente, às segundas feiras. (Pastoral da Juventude)