Paróquia Santíssima Trindade

18h30
- Folga do Pároco (Celebração da Palavra) - Terço todos os dias, 18h - Grupo de Oração na Igreja após a celebração
18h30
- Terço todos os dias 18h- Após a celebração Terço dos Homens.

Comunidade Nossa Senhora Aparecida

Você está em:

No Matrimônio, homem e mulher constituem uma comunhão íntima por toda a vida e celebram o amor esponsal de nosso Deus. Essa união foi elevada por Cristo Jesus à dignidade de sacramento, para o bem dos cônjuges e das famílias, pois é capaz de exprimir a entrega de Cristo na cruz pela humanidade (cf. Ef 5,32). A Sagrada Escritura, ao narrar a criação do homem e da mulher à imagem e semelhança de Deus, ao tomar como a união entre esposo e esposa como imagem da Aliança, e ao terminar com a visão das “núpcias do Cordeiro” (Ap 19, 9), revela a grandeza desse sacramento. Do princípio ao fim, a Escritura fala do Matrimônio e do seu “mistério”, da sua instituição e do sentido que Deus lhe deu, da sua origem e da sua finalidade, das suas diversas realizações ao longo da história da salvação, das suas dificuldades nascidas do pecado e da sua renovação “no Senhor” (1 Cor 7, 39), na Nova Aliança de Cristo com a Igreja.

Preparação para o Matrimônio: os noivos devem apresentar, na secretaria da igreja, a identidade e comprovante de endereço para a marcação da data, ao menos três meses antes. Conforme a procura, esse agendamento deve ser feito com maior antecedência ainda. É importante fazer contato telefônico prévio com a paróquia para se informar sobre detalhes do processo matrimonial, que envolve: o agendamento e apresentação dos documentos, os proclamas e a entrevista. Além do processo, exige-se a participação no encontro catequético pré-matrimonial.

Orientações para Marcação de casamentos na Paróquia Santíssima Trindade:

Para marcar a data do casamento é necessário que um nos noivos venha pessoalmente até a Secretaria Paroquial, nos seguintes horários:

Segunda a sexta-feira: das 8h30 às 11h e das 13h às 16h30.

Após marcar a data, os noivos podem iniciar o processo matrimonial, que consiste em coletar informações e documentos do casal, e é aberto na paróquia onde reside um dos noivos.

O processo feito nessa paróquia precisa ser iniciado, no mínimo, três meses antes da data do casamento.

O processo matrimonial feito fora dessa paróquia deve ser entregue até 30 dias antes da data da celebração. Caso isso não ocorra, não nos responsabilizamos pela não realização da mesma.

Os documentos necessários para a abertura do processo matrimonial são:

• Certidão de Batismo (original/extraída para fins matrimoniais na paróquia onde os noivos foram batizados, tendo validade de seis meses),
  • Certificado do Encontro de Noivos (original/o curso pode ser feito em qualquer paróquia e não perde a validade),
  • Original e fotocópia da carteira de identidade dos noivos,
  • Fotocópia do comprovante de residência (em nome do noivo e da noiva),
  • Comprovante de marcação de casamento no cartório de registro civil.
  • A fotocópia simples da certidão de casamento deve ser entregue na secretaria paroquial assim que os noivos se casarem no cartório, pois a cerimônia religiosa só pode acontecer após a civil.

A paróquia não realiza casamento religioso com efeito civil.
A paróquia não marca data por telefone e não faz reserva.

Acesse aqui as Orientações para Casamento.

Calendário curso de Noivos 2019

São dois encontros realizados no ano, um no primeiro semestre e outro no segundo semestre.

1º Sementre:  Fevereiro

Dia 22/02/2019 (Sábado) –  8:00  às 17:00

Local: Salão 4º andar da Paróquia.

2º Semestre: Setembro

Dia 14 /09/2019 (Sábado) –  8:00  às 17:00

Local: Salão 4º andar da Paróquia.

Fazemos um intervalo de 1h30 para o almoço (não é oferecido na igreja).
Para o curso de noivos de fevereiro as inscrições estarão abertas à partir de 15/01/2019 para o total de 20 vagas, informações sobre taxa  e documentos para inscrição na secretaria paroquial.

As inscrições estarão abertas, na secretaria paroquial, a partir de 05/08 e se encerram ao final das 20 vagas (20 casais) disponibilizadas.

Não abrimos exceção para mais vagas.